Bertioga surpreende em matéria de comer e beber bem

Diversidade e qualidade são ingredientes que não faltam à oferta gastronômica de Bertioga. Dos mais sofisticados aos mais rústicos, restaurantes e bares dedicam-se a atender os diferentes gostos e paladares. Receitas de peixes, frutos do mar, condimentos e molhos tradicionais elevam as vantagens competitivas do destino, no contexto das localidades que compõem do Litoral Norte de São Paulo. Para beber, a caipirinha da Cambuci é imperdível, assim como as cervejas artesanais com tons e toques inusitados.

Seja na beira da praia ou da estrada, o visitante encontra tudo aquilo que o paladar deseja, dentro dos padrões e protocolos sanitários introduzidos no contexto da Covid-19. E a preços justos. A caminho da Riviera de São Lourenço, por exemplo, percorre-se o trecho mais gastronômico da Rio-Santos. Há mariscos frescos no Dalmo Bárbaro, pastel gigante no Pastel do Trevo e ostras em diversos restaurantes especializados. Um jantar romântico típico, para celebrar o amor, não falta na Riviera.

Dentre os pratos típicos oferecidos em bares, restaurantes e lanchonetes, destacam-se ostras gratinadas; casquinha de caranguejo; risoto de camarão; Azul Marinho; tainha com farofa de banana; amarão na moranga; espaguete com molho de Cambuci; e palitinhos salgados de pimenta rosa e de ora-pro-nóbis com gergelim.

A culinária típica de Bertioga não se restringe petiscos, comidinhas e refeições. Inclui uma gama considerável de doces, geleias, mel de abelhas nativas e conservas artesanais. Ali se localiza um autêntico oásis dos prazeres gustativos, notadamente para os apreciadores da culinária caiçara. Entre as opções, estão sorvete de Cambuci; conservas de açafrão da terra e de rizoma do lírio do brejo; geleias de maracujá com pimenta rosa, morango com Cambuci, flor do lírio do brejo, vinagreira roxa; e biscoitinhos amanteigados de flores comestíveis. No campo das bebidas típicas, os apaixonados pelos prazeres do copo encontram motivos de sobra para se surpreenderem. Além da lendária Caipirinha de Cambuci, os produtores de cervejas artesanais desenvolvem seus produtos à base de frutos nativos da Mata Atlântica. Entre os estilos e tipos diferentes, encontra-se a Oatmeal Stout com fruto do palmito Juçara; Cream Ale Sour de maracujá-do-mato, Saison de Jabuticaba, FruitBeer de Cambuci e de Maracujá, IPA do fruto do Palmito Juçara.

Opções gastronômicas em Bertioga

Pastel do Trevo - Pastelaria se transformou em ponto turístico e funciona no mesmo endereço há mais de 15 anos. Receita do sucesso: a qualidade dos pastéis, que medem 30 centímetros e chegam a pesar 800 gramas.

Restaurante Isa - O buffet caprichado oferece pratos frios, quentes e sobremesas. Entre os destaques, a culinária japonesa, a variedade de peixes e grelhados, risotos e feijoada completa às quartas e sábados.

Keiko Sushi Bar - casa simples na beira da estrada, que tem no comando a própria família. Os pratos apresentam o que há de melhor e original da cozinha japonesa. E são servidos no salão e na varanda.

Gaiana – Considerado chique, apresenta mesas espalhadas pelo belo jardim, com vista para o mar. Há um playground para entreter os pequenos. Cozinha variada, ótima opção para a família e amigos.

Dalmo Bárbaro – A voz corrente é que os mariscos frescos do Dalmo são imbatíveis. Além da qualidade das receitas de peixes e frutos do mar, oferece um ambiente acolhedor para se curtir com a família e amigos.

Bill Ostras – Especializado na arte de valorizar as receitas de frutos do mar. O destaque da casa são as ostras fresquinhas, que vêm diretamente de Cananeia. Ideal para levar a família e os amigos.

Acqua Azul – Exibe a bela visão panorâmica, de frente para o canal de Bertioga. No cardápio variado, chamam a atenção os pescados, os frutos do mar e as pizzas. Excelente para a família, amigos e curtir a dois.

Thobias – Os peixes e frutos do mar fazem do endereço um dos mais bem sucedidos e conhecidos de Bertioga. Atendimento de primeira, é adequado para receber grupos de amigos e familiares.

Maremonti – O restaurante não tem vista para o mar. No entanto, prima pela oferta de ambientes arejados, que combinam rusticidade, elegância e bom gosto. Cozinha italiana clássica, apropriada para quaisquer ocasiões.