Bertioga – quem visita quer voltar

Paz, tranquilidade, facilidade de acesso e a riqueza de opções estão entre os valores que fazem da Estância Balneária de Bertioga um destino diferenciado. Localidade secular, mescla os encantos da Serra do Mar com a imensidão desse nicho do Oceano Atlântico. Dispõe de infraestrutura contemporânea e de marcas civilizatórias impregnadas de história.

O compromisso com o turismo responsável é um traço distintivo da comunidade local. Toda a sociedade civil organizada se une e se engaja no propósito de atrair mais e mais visitantes. E nesse contexto, destaca-se o esforço incansável do Bertioga Convention & Visitors Bureau - Visite Bertioga. Em parceria com a Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura do município, focaliza o público que pratica turismo náutico, frequenta o canal de Bertioga e se dispõe a conhecer os atrativos terrestres.

“A gastronomia caiçara, com sabor de pura brasilidade, se junta à boa cozinha internacional – europeia e asiática, para extasiar os mais exigentes paladares.

Em Bertioga, come-se muito bem a bons preços”, destaca Edson Gimenez, presidente do Visite Bertioga.

A oferta de hospedagens é farta, para todos os gostos e bolsos. Resorts, hotéis e pousadas, todos funcionando dentro dos protocolos sanitários e de biossegurança, garantem conforto e tranquilidade aos visitantes.

A diversidade de trilhas, com monitoramento e serviços de apoio, é o paraíso dos amantes do ecoturismo. Já a visitação ao patrimônio histórico, que inclui edificações remanescentes de quase 500 anos, é um capítulo à parte. Entre elas, destaca-se o Forte São João, que se tornou um símbolo para Bertioga e um marco para a história do país.

Projeto Onda BGF - Praia Acessível em Bertioga

BGF são as iniciais do nome do empresário Bruno Guazzelli Filho, da Jaguareguava Ecoturismo, associado ao BCVB – Visite Bertioga e que lidera o já consagrado Projeto Onda. Iniciativa tem por objetivo promover atividades de esporte adaptado às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em meio à natureza. Consiste em evento que proporciona um dia único na vida das pessoas, sejam os participantes, voluntários ou organizadores.

A Jaguareguava Ecoturismo opera regularmente todos os dias da semana, com várias opções de atendimento individualizado e de grupos, com agendamento prévio. Natural de São Bernardo do Campo (SP), Bruno é técnico mecânico pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo e Designer de Produtos pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Apaixonado pelos esportes aquáticos, campeão de kayakisurf, tem expertise em adaptar embarcações apropriadas para pessoas com deficiência.

Além de exemplar, sob todos os aspectos, impossível não se emocionar com as imagens e depoimentos dos participantes do Onda BGF.

A alegria contagiante vem de amputados, cegos, hemiplégicos e tetraplégicos, que encontram oportunidade de praticar esportes aquáticos com segurança total. A próxima edição do evento, em função da pandemia e do andamento da vacinação, está prevista para acontecer em dezembro de 2021.

Ao comentar sobre as atividades da Jaguareguava Ecoturismo, Bruno Guazzelli Filho diz que "nos últimos meses (dezembro 2020 e janeiro 2021) 30% da demanda que atendemos vieram dos folhetos que produzimos e foram distribuídos no estande que o Visite Bertioga e a Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura do município mantiveram aberto no evento Vila na Praia. O melhor é que o perfil de quem veio até nós é predominantemente de veranistas que frequentam Bertioga e que, certamente, retornarão”.