Charme de Bertioga emoldurado por belas praias

O badalado Litoral Norte de São Paulo começa por Bertioga. A apenas 110 km da capital paulista, basta ao visitante percorrer a Rodovia Ayrton Senna, passar por Mogi das Cruzes e descer a Serra do Mar. Já no trajeto sinuoso, os encantos da natureza são generosos. Em apenas 90 minutos, sem correria e estresse, o viajante alcança o conjunto de atrativos que singularizam o destino. Entre eles, as praias!

O trecho contínuo de faixa de areia, em Bertioga, coloca em relevo quatro praias distintas, mas todas apropriadas para o deleite dos banhistas. A maior delas é a Enseada, com seus 11 quilômetros que incluem trechos comerciais bem preservados. O ponto central da Enseada foi o primeiro a contar com a urbanização da orla, a partir de projeto do consagrado arquiteto Ruy Otake.

A praia de São Lourenço, com seis quilômetros de areia, caracteriza-se pela urbanização cuidadosa, onde sobressaem prédios, casas e a orla de areia batida. O mar é calmo e ali se realizam campeonatos de surf. É nessa praia que se localiza a famosa Riviera de São Lourenço – a 1ª unidade turística integralmente planejada do Brasil.

Na sequência, vem a praia Itaguaré/Guaratuba. Dispõe de trechos urbanizados e próximos ao Rio Guaratuba. Cabe salientar que esse rio é plenamente preservado na parte que fica dentro das áreas de Unidade de Conservação. São nove quilômetros de praia, com toda a infraestrutura e rigor com as normas de segurança.

Por fim, a última praia e a menor delas (quatro quilômetros) é Boraceia. Urbanizada, fica próxima ao costão rochoso onde se localiza o Canto do Itaguá. Entre outros atrativos, o visitante tem a chance de contatar a cultura caiçara, rica em tradições, hábitos e costumes. Informações mais detalhadas estão no link remissivo na página do Visite Bertioga.